Trabalho de Português.

Segue abaixo exercicios para o 3º ano do Ensino Médio 4º bimestre 2010.

 

1) Em manchetes de jornal ou revista, em geral a ideia mais importante é a que inicia a frase. Reescreva  as frases a seguir de duas formas diferentes, de acordo com as instruções:

* Em cada uma deve-se dar relevância a um termo, deslocando-o para o início do período.

* Empregue elementos coesivos que estabeleçam relações adequadas ao sentido do período: de causa, de oposição, finalidade, de referência...

 

Faça as adaptações necessárias para articular as partes de acordo com a relevância dada. Veja um exemplo:

(1) As pessoas estão decepcionadas com os políticos do país.

(2) As pessoas continuam lutando pela ética.

 

As pessoas estão decepcionadas com os políticos do país, mas continuam lutando pela ética. / Embora continuem lutando pela ética, as pessoas estão decepcionadas com os políticos do país.

 

a) Os jovens são autênticos.

Os adultos nem sempre entendem a autenticidade dos jovens.

b) A televisão, ao planejar suas programações, tem de se preocupar com o que é adequado para as crianças.

As crianças devem ter seu desenvolvimento emocional e intelectual respeitado.

c) Mudanças climáticas drásticas podem ser  indício de uma reação da natureza às agressões ao meio ambiente.

É necessário controlar a emissão de gases na atmosfera e preservar os recursos naturais.

d) A tolerância é o caminho possível para a paz.

A tolerância nem sempre é praticada em nosso cotidiano.

 

2) Complete o texto a seguir, completando-o com a preposição adequada à regência dos verbos e nomes na variedade padrão da língua.

COMO SÃO FEITAS AS VACINAS?

A  maioria das vacinas é feita _______ os vírus e as bactérias que causam doenças. Primeiro eles são enfraquecidos ______ laboratórios e depois diluídos _____ substâncias químicas. As vacinas fazem _____ que o corpo aprenda _____ se defender criando anticorpos, células especializadas _____ proteger o organismo _____ doenças. Assim, se depois de vacinado você tiver contato _______ vírus ou bactéria, os anticorpos entrarão em ação ________ defendê-lo.

Fonte: Recreio, nº 90.

 

3) Reescreva as frases a seguir, substituindo os verbos destacados pelos verbos indicados para cada grupo de frases e fazendo as modificações necessárias:

 

* ASSISTIR

a) Você viu o jogo final do Mundial e Tênis?

b) O rapaz socorreu as vítimas do acidente.

c) Não cabe a você o direito de julgá-lo.

* PREFERIR

a) Gosto mais de carnes do que de verduras.

*QUERER

a) O rapaz desejava uma moto mais moderna e potente.

b) Sempre o estimei como a um irmão.

* ASPIRAR

a) Nas grandes cidades industriais, a população respira um ar poluído e insuportável.

b) Desejo sucesso e saúde.

* CHAMAR

a) Desesperado, invocava Deus.

b) É necessário que façam vir à secretaria os aprovados na segunda fase.

c) Os inquilinos qualificaram o proprietário de ladrão.

*ESQUECER

a) Perdi a lembrança de algumas passagens da minha vida.

b) Caíram-me no esquecimento os nomes de meus colegas de faculdade.

*LEMBRAR

a) O casal de velhinhos, de mãos dadas, recordava-se de seus tempos de namoro.

b) Sem querer, veio-me à lembrança seu doce perfume.

*SIMPATIZAR

a) Gosto muito de Maria Alice.

*PERDOAR

a) O juiz não absolveu o réu.

 

4) Reescreva as frases abaixo, tornando-as adequadas ao padrão culto da língua:

a) Não se esqueça que você trabalhará amanhã. 

b) O filme que assisti me deixou impressionado. 

c) É um senhor simpático, que todos querem muito. 

d) A saída que aspiramos ainda está longe. 

e) A lei que ele se recusa a obedecer é bem antiga. 

f) O diretor cujo filme assisti é famosíssimo. 

g) A estabilidade que se visa com  as novas regras econômicas parece ainda distante. 

h) Ele procedeu o exame das provas. 

i) Cidadania implica em direitos e deveres. 

j) Custei um bocado a aprender a lição.

 

5) Há um problema nas frases a seguir: o mesmo complemento é utilizado para regências diferentes. Levando em conta as informações sobre a transitividade dos verbos, reescreva as frases fazendo as alterações necessárias para torná-las adequadas ao padrão culto da língua:

a) Todos gostavam e respeitavam muito o professor Marcelo.

Gostar: verbo transitivo indireto – rege um complemento precedido da preposição de

Respeitar: verbo transitivo direto

b) Paulo admirava e necessitava de bons livros.

Admirava:

Necessitar:

c) Nós assistimos e gostamos do jogo da seleção ontem.

Assistir:

Gostar:

d) Nós agradecemos e abraçamos as crianças.

Agradecer:

Abraçar:

 

6) Quando a preposição a exigida pelo termo regente se junta ao artigo masculino o(s) do termo regido, forma-se a combinação AO: preposição a + artigo O(S).

Se a preposição A do termo regente se juntar ao artigo feminino A(S) do termo regido, ocorrerá uma fusão da preposição com o artigo. À fusão de duas vogais idênticas dá-se o nome de crase. Na escrita, a crase é indicada pelo acento grave: à(s)

 

* Explique e dê exemplos de situações em que :

I. Ocorre a crase: 

 

II. Não ocorre crase: 

 

7) Explique as diferenças de sentido existentes entre as frases a seguir:

 

a) O estagiário disse que assistira a várias cirurgias enquanto estivera no hospital.

O estagiário disse que assistira várias cirurgias enquanto estivera no hospital.

 

b) Quero-a muito.

Quero-lhe muito.

 

c) Chegou a noite.

Chegou à noite.

 

8) Coloque o acento indicador de crase quando for necessário:

 

a) Comunique nossas decisões as pessoas interessadas.

b) Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.

c) Nada posso dizer-lhe a respeito disso.

d) Não posso mais comprar a crédito.

e) O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.

f) Já fiz minha contribuição a democracia brasileira.

g) Trago a vocês as últimas novidades.

h) Diga a Sua Excelência que não tenha nada a acrescentar as palavras que já disse.

i) Diga as pessoas que me procurarem que tive de sair.

j) Vamos a Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?

k) Fui a Europa, de onde passei  a Ásia.

l) Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.

m) Fui a Natal das praias inesquecíveis.

n) Cheguei a casa tarde da noite.

o) Vários marinheiros preferiram não descer a terra.

P) Fui a velha casa onde passei minha infância.

q) Preciso ir a terra dos meus antepassados.

r) A noite, teremos que ficar a espreita.

s) Vários policiais a paisana observavam a manifestação a procura dos líderes do movimento.

t) Não recomendo que saia a rua, a meia-noite.