Espaço do Professor

prof

Espaço do Alunos/Pais

Icone_aluno

Participe

Vote nas enquetes e fique por dentro das novidades e recados!

Usuários Online

Nós temos 23 visitantes online

Projetos

Confira nossos projetos

Leia mais...

Termos de privacidade

Confira nossos termos de privacidade!

Leia mais...

twitter

Vídeos

Nossos vídeos

Trabalho de Português.

Segue abaixo exercicios para o 3º ano do Ensino Médio 4º bimestre 2010.

 

1) Em manchetes de jornal ou revista, em geral a ideia mais importante é a que inicia a frase. Reescreva  as frases a seguir de duas formas diferentes, de acordo com as instruções:

* Em cada uma deve-se dar relevância a um termo, deslocando-o para o início do período.

* Empregue elementos coesivos que estabeleçam relações adequadas ao sentido do período: de causa, de oposição, finalidade, de referência...

 

Faça as adaptações necessárias para articular as partes de acordo com a relevância dada. Veja um exemplo:

(1) As pessoas estão decepcionadas com os políticos do país.

(2) As pessoas continuam lutando pela ética.

 

As pessoas estão decepcionadas com os políticos do país, mas continuam lutando pela ética. / Embora continuem lutando pela ética, as pessoas estão decepcionadas com os políticos do país.

 

a) Os jovens são autênticos.

Os adultos nem sempre entendem a autenticidade dos jovens.

b) A televisão, ao planejar suas programações, tem de se preocupar com o que é adequado para as crianças.

As crianças devem ter seu desenvolvimento emocional e intelectual respeitado.

c) Mudanças climáticas drásticas podem ser  indício de uma reação da natureza às agressões ao meio ambiente.

É necessário controlar a emissão de gases na atmosfera e preservar os recursos naturais.

d) A tolerância é o caminho possível para a paz.

A tolerância nem sempre é praticada em nosso cotidiano.

 

2) Complete o texto a seguir, completando-o com a preposição adequada à regência dos verbos e nomes na variedade padrão da língua.

COMO SÃO FEITAS AS VACINAS?

A  maioria das vacinas é feita _______ os vírus e as bactérias que causam doenças. Primeiro eles são enfraquecidos ______ laboratórios e depois diluídos _____ substâncias químicas. As vacinas fazem _____ que o corpo aprenda _____ se defender criando anticorpos, células especializadas _____ proteger o organismo _____ doenças. Assim, se depois de vacinado você tiver contato _______ vírus ou bactéria, os anticorpos entrarão em ação ________ defendê-lo.

Fonte: Recreio, nº 90.

 

3) Reescreva as frases a seguir, substituindo os verbos destacados pelos verbos indicados para cada grupo de frases e fazendo as modificações necessárias:

 

* ASSISTIR

a) Você viu o jogo final do Mundial e Tênis?

b) O rapaz socorreu as vítimas do acidente.

c) Não cabe a você o direito de julgá-lo.

* PREFERIR

a) Gosto mais de carnes do que de verduras.

*QUERER

a) O rapaz desejava uma moto mais moderna e potente.

b) Sempre o estimei como a um irmão.

* ASPIRAR

a) Nas grandes cidades industriais, a população respira um ar poluído e insuportável.

b) Desejo sucesso e saúde.

* CHAMAR

a) Desesperado, invocava Deus.

b) É necessário que façam vir à secretaria os aprovados na segunda fase.

c) Os inquilinos qualificaram o proprietário de ladrão.

*ESQUECER

a) Perdi a lembrança de algumas passagens da minha vida.

b) Caíram-me no esquecimento os nomes de meus colegas de faculdade.

*LEMBRAR

a) O casal de velhinhos, de mãos dadas, recordava-se de seus tempos de namoro.

b) Sem querer, veio-me à lembrança seu doce perfume.

*SIMPATIZAR

a) Gosto muito de Maria Alice.

*PERDOAR

a) O juiz não absolveu o réu.

 

4) Reescreva as frases abaixo, tornando-as adequadas ao padrão culto da língua:

a) Não se esqueça que você trabalhará amanhã. 

b) O filme que assisti me deixou impressionado. 

c) É um senhor simpático, que todos querem muito. 

d) A saída que aspiramos ainda está longe. 

e) A lei que ele se recusa a obedecer é bem antiga. 

f) O diretor cujo filme assisti é famosíssimo. 

g) A estabilidade que se visa com  as novas regras econômicas parece ainda distante. 

h) Ele procedeu o exame das provas. 

i) Cidadania implica em direitos e deveres. 

j) Custei um bocado a aprender a lição.

 

5) Há um problema nas frases a seguir: o mesmo complemento é utilizado para regências diferentes. Levando em conta as informações sobre a transitividade dos verbos, reescreva as frases fazendo as alterações necessárias para torná-las adequadas ao padrão culto da língua:

a) Todos gostavam e respeitavam muito o professor Marcelo.

Gostar: verbo transitivo indireto – rege um complemento precedido da preposição de

Respeitar: verbo transitivo direto

b) Paulo admirava e necessitava de bons livros.

Admirava:

Necessitar:

c) Nós assistimos e gostamos do jogo da seleção ontem.

Assistir:

Gostar:

d) Nós agradecemos e abraçamos as crianças.

Agradecer:

Abraçar:

 

6) Quando a preposição a exigida pelo termo regente se junta ao artigo masculino o(s) do termo regido, forma-se a combinação AO: preposição a + artigo O(S).

Se a preposição A do termo regente se juntar ao artigo feminino A(S) do termo regido, ocorrerá uma fusão da preposição com o artigo. À fusão de duas vogais idênticas dá-se o nome de crase. Na escrita, a crase é indicada pelo acento grave: à(s)

 

* Explique e dê exemplos de situações em que :

I. Ocorre a crase: 

 

II. Não ocorre crase: 

 

7) Explique as diferenças de sentido existentes entre as frases a seguir:

 

a) O estagiário disse que assistira a várias cirurgias enquanto estivera no hospital.

O estagiário disse que assistira várias cirurgias enquanto estivera no hospital.

 

b) Quero-a muito.

Quero-lhe muito.

 

c) Chegou a noite.

Chegou à noite.

 

8) Coloque o acento indicador de crase quando for necessário:

 

a) Comunique nossas decisões as pessoas interessadas.

b) Envie dinheiro a estas instituições beneficentes.

c) Nada posso dizer-lhe a respeito disso.

d) Não posso mais comprar a crédito.

e) O presidente afirmou que nada pode fazer a curto prazo.

f) Já fiz minha contribuição a democracia brasileira.

g) Trago a vocês as últimas novidades.

h) Diga a Sua Excelência que não tenha nada a acrescentar as palavras que já disse.

i) Diga as pessoas que me procurarem que tive de sair.

j) Vamos a Bahia ou a Santa Catarina nas próximas férias?

k) Fui a Europa, de onde passei  a Ásia.

l) Fui a Natal, de onde passei a Fortaleza.

m) Fui a Natal das praias inesquecíveis.

n) Cheguei a casa tarde da noite.

o) Vários marinheiros preferiram não descer a terra.

P) Fui a velha casa onde passei minha infância.

q) Preciso ir a terra dos meus antepassados.

r) A noite, teremos que ficar a espreita.

s) Vários policiais a paisana observavam a manifestação a procura dos líderes do movimento.

t) Não recomendo que saia a rua, a meia-noite.